
:: A origem do jogo de Othello
Othello foi criado pelo japonês Goro Hasegawa logo após o fim da Segunda Guerra Mundial. Ainda jovem, Hasegawa desenvolveu um protótipo do jogo utilizando pedras de Go, que inspiraram as peças pretas e brancas características de Othello. Em uma escola cujo prédio havia sido incendiado pelos danos da guerra, as aulas eram realizadas ao ar livre. Nesse ambiente, o jogo rapidamente conquistou popularidade entre os alunos, especialmente porque podia ser concluído em apenas dez minutos, cabendo perfeitamente nos intervalos escolares.

Mais tarde, já trabalhando em uma empresa, Hasegawa recordou-se do jogo que havia criado na juventude. Inspirado, utilizou a tampa de uma garrafa de leite para confeccionar uma peça e apresentou o protótipo a um fabricante de brinquedos. Conforme planejado, em 29 de abril de 1973 ocorreu o lançamento oficial do jogo de tabuleiro sob a marca registrada Othello. Desde sua estreia, a popularidade espalhou-se rapidamente, transformando-o em um sucesso sem precedentes.
Com diâmetro de 34,5 mm — praticamente o mesmo de uma tampa de garrafa de leite — a peça de Othello tornou-se o padrão oficial, mantido inalterado desde então.
O nome Othello foi sugerido por Shiro Hasegawa, pai de Goro Hasegawa e estudioso da literatura inglesa. A inspiração veio da peça homônima de Shakespeare, cuja trama acompanha o general mouro Othello e sua esposa branca, Desdêmona, em uma narrativa marcada por reviravoltas intensas. A dinâmica do jogo foi comparada a esse enredo, já que as peças pretas e brancas se alternam constantemente, como marés que mudam de direção. O tabuleiro verde, por sua vez, teria sido concebido como uma alusão às planícies da Inglaterra, cenário das batalhas da obra shakespeariana.
Muito antes da criação oficial de Othello, durante a era Meiji, o jogo britânico Reversi já havia sido introduzido no Japão. No entanto, foi Goro Hasegawa quem estabeleceu as regras e a forma definitiva do jogo que conhecemos hoje. Elementos como o tabuleiro verde e o início da partida com quatro peças — duas pretas e duas brancas dispostas no centro — foram concebidos por ele, consolidando Othello como um jogo japonês que rapidamente se espalhou pelo país e pelo mundo
Othello, que se consolidou como um jogo de tabuleiro de alcance global, é atualmente comercializado pela Megahouse Co., Ltd. O primeiro conjunto, lançado em 1973, continua disponível sob o nome de Othello Oficial e é utilizado em competições oficiais, como torneios.
Ao longo dos anos, surgiram diversas variações do jogo, como o Magnet Othello, em que as peças são magnéticas e o tabuleiro dobrável, e o Best Othello, que permite armazenar as pedras dentro da própria placa. Entre as versões mais inovadoras está o One Othello, no qual cada quadrado do tabuleiro possui uma peça embutida que pode ser girada com os dedos, eliminando a preocupação de perder peças.
Além de ser um dos jogos mais indicados para crianças — por estimular tanto o raciocínio quanto a coordenação motora e favorecer a interação social — Othello também é reconhecido como uma ferramenta de comunicação intelectual. Em algumas instituições médicas, ele é utilizado como recurso terapêutico na
reabilitação de pacientes com distúrbios cerebrais.
Embora os tempos tenham mudado, a essência lúdica e a profundidade estratégica de Othello permaneceram inalteradas, sendo apreciadas por jogadores em todo o mundo. Não há dúvida de que o jogo continuará a evoluir e a se desenvolver, ampliando cada vez mais o chamado “círculo de Othello”.
Atualizado em 03/12/2025

:: Leia também
A História do Reversi (Othello):
O Jogo de Estratégia Que Conquistou o Mundo
O Reversi, mais conhecido como Othello, é um jogo de tabuleiro que combina simplicidade nas regras com uma profundidade estratégica impressionante. Jogadores de todas as idades se encantam com sua mecânica envolvente, onde cada jogada pode reverter completamente a situação da partida. Mas como esse jogo se tornou um fenômeno global? Leia mais...
Sus orígenes se sitúan en Inglaterra, en el siglo XIX, en donde los londinenses Lewis Waterman y John W. Mollett comercializaron en 1880, cada uno, juegos con reglas parecidas.
En 1971 el japonés Goro Hasegawa cambió dos reglas del juego y lo registró bajo el nombre de Othello ®, inspirado por la obra de Shakespeare del mismo nombre ("Otelo" en español). Leia mais...
:: Dúvidas ou sugestões: envie uma mensagem pelo Facebook da FBO ou no e-mail: othellobrasil@gmail.com
othellobrasil@gmail.com








