Como jogar Othello/Reversi

Othello, também conhecido como Reversi, é um jogo de estratégia para dois jogadores jogado em um tabuleiro de 8x8. Cada jogador usa 32 peças, que são brancas de um lado e pretas do outro.

Regras básicas:

  1. Configuração inicial: Coloque duas peças brancas e duas pretas no centro do tabuleiro, formando um x.

  2. Turnos: Os jogadores se revezam para colocar uma peça de sua cor em um espaço vazio do tabuleiro, cercando pelo menos uma peça do adversário.

  3. Como jogar: Ao colocar uma peça, se ela cercar uma ou mais peças do oponente entre duas peças suas (em linha reta horizontal, vertical ou diagonal), as peças do oponente são viradas para mostrar sua cor.

  4. Objetivo: O jogo termina quando o tabuleiro esta completo ou não há mais movimentos possíveis. O jogador com mais peças de sua cor no tabuleiro vence.

Othello é fácil de aprender, mas oferece uma grande profundidade estratégica, tornando-o um desafio emocionante para jogadores de todas as idades.

Movimento incentiva Jogo Othello nas Escolas Municipais de Criciúma - SC
Convite para que professores e alunos conheçam o Jogo Othello.
Presidente da Federação Brasileira de Othello (Moisés Correia Junior)
Coordenadora do Clube de Matemática da Secretaria Municipal de Educação de Criciúma (Karine Mrotskoski)
Professora de Matemática de Criciúma e Cocal do Sul (Ana Lúcia Pintro)

Aprenda as regras do jogo de tabuleiro Othello de forma rápida e concisa
Este vídeo foi dublado para o português usando uma voz artificial

            Suas origens se situam na Inglaterra, no século XIX onde os londrinos Lewis Waterman e John W. Mollett comercializaram em 1880, cada um, jogos com regras parecidas. Em 1971 o japonês Goro Hasegawa mudou as regras do jogo e o registrou como Othello®, inspirado na obra de Shakespeare de mesmo nome. Nesta versão reduzida é usado um tabuleiro com 6 linhas e 6 colunas e 36 fichas idênticas, onde utilizamos as máscaras do teatro de forma a resgatar a indicação do nome dado por Goro.
             O objetivo é cercar as peças do adversário de um lado e de outro e virá-las para sua cor. O jogo termina quando se completa as 36 casas do tabuleiro ou quando não é mais possível virar as peças. O vencedor é quem termina com mais peças de sua cor. Na posição inicial, as 4 casas centrais são ocupadas, sendo uma diagonal por 2 peças com a face feliz para cima e a outra com 2 peças com a face triste para cima.

             O Reversi é jogado com peças especiais, escuras de um lado e clara do outro. Na sua vez, o jogador coloca uma peça no tabuleiro com a sua cor virada para cima. O jogador não pode jogar uma peça em qualquer lugar - ele tem de capturar uma ou mais peças do adversário em cada jogada. As peças capturadas são viradas (a sua cor muda) e tornam-se peças do jogador que fez a jogada. Se o jogador não consegue capturar nenhuma peça do adversário na posição atual ele deve passar a vez ao seu adversário.

              Como capturar peças do adversário: O jogador deve jogar a sua peça de forma a encurralar horizontal, vertical ou diagonalmente uma, ou uma linha de peças consecutivas do adversário entre duas das suas peças. O jogador pode capturar peças em várias direções simultaneamente, sempre a partir da peça que foi colocada naquela jogada. Partindo da peça colocada, o jogador deve olhar em todas as direções (linhas de ação da Rainha do xadrez – diagonais e ortogonais) e capturar/virar as peças adversárias que ficarem cercadas entre a peça colocada e uma outra sua.

Obs.: peças adversárias que vierem a ficar cercadas depois de efetuada a jogada, mas que não participaram do lance (não estavam na linha de captura da peça colocada) NÃO podem ser viradas (capturadas).

Fonte: Oficina do Aprendiz

 

othellobrasil@gmail.com